Stripping
Remove todas as cerejas dos ramos (verdes, maduras e secas); Mais rápido e econômico; Pode danificar o cafeeiro;
É a semente de um fruto (drupa) semelhante à cereja, semente que normalmente está dividida em duas partes, mas que, por vezes, pode ser única (caracolito).Tempo de maturação: 7 à 11 meses. Planta: Cafeeiro, atinge 2 à 5 metros de altura, possui flores que exalam o perfume de laranja e jasmim.
Café Arabica – Arabica Coffee
Desenvolve-se entre os 900 e os 2000 metros de altitude.
Fruto em forma alongada.
Semente volumosa de cor verde, delicada e a sua cultura requer alguns cuidados.
Índice de Cafeína superior ou igual a 1,2% e inferior a 2, 5%.
Acidez acentuada (dependendo da altitude de cultivo)
Pouco corpo, suave e claro.
Aroma intenso, agradável e frutado.
Sabor agradável ligeiramente doce.
Café Robusta-Coffea Canephora
Desenvolve-se a partir dos 200 metros de altitude e até aos 900 metros altitude
Mais resistente que o Arábica, é cultivado, principalmente em África e Ásia
Fruto de forma oval, mais arredondado
Semente menor
Índice de Cafeína - superior ou igual a 2% e varia até 3,5%
Acidez residual
Café encorpado e pouco aromático
Sabor amargo
Resistente ao clima tropical
Para que a colheita ocorra em boas condições, torna-se necessário que os frutos do cafeeiro amadureçam. Deste modo, a época de colheita deve coincidir quando a lavoura possuir os frutos, na sua maioria maduros, com pequena percentagem de verdes, e ainda quando existir pouca quantidade de frutos que estejam como extra-maduros ou secos.
Remove todas as cerejas dos ramos (verdes, maduras e secas); Mais rápido e econômico; Pode danificar o cafeeiro;
Remove as cerejas uma por uma, selecionando apenas as maduras; Mais lento e dispendioso; Melhor qualidade;
através de ganchos vibratórios
Embora se possa dizer que com o decorrer dos anos, cada país, ou mesmo cada região, tenha desenvolvido e aperfeiçoado a sua própria tecnologia, a verdade é que todos os parâmetros em jogo podem-se resumir a duas vias tecnológicas alternativas:
Este método de processamento de café é o mais tradicional, simples e menos dispendioso. Após a colheita das bagas, estas são espalhadas sobre uma superfície de cimento, tijolo ou mesas de rede e, preferencialmente, expostas aos raios solares. Periodicamente, as bagas são revolvidas impedindo-se que haja fermentação das mesmas. No caso de descidas de temperatura ou de chuva, as bagas têm de ser cobertas para sua protecção.
Os cafés preparados através da via úmida são normalmente chamados de despolpados. Esse tratamento visa sobretudo a obtenção de um produto de melhor qualidade, com a retirada da casca/polpa (epicarpo) e da mucilagem açucarada (mesocarpo), que revestem o grão de café e que geralmente constituem o foco de acção de microrganismos, os quais actuam negativamente na qualidade da bebida. O processo da via húmida propriamente dito, efectua-se basicamente em 4 etapas: despolpagem, fermentação, desmucilagem e secagem das sementes envolvidas pelo endocarpo.